Últimos comentários

Rio ganha primeira mostra de animação russa

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 17 a 29 de maio de 2016, a Mostra de Animação Russa, com a exibição de 45 desenhos de 20 animadores, realizados entre os anos de 1950 e 2014.

Além das sessões de filmes, serão realizadas mesas-redondas com a participação da animadora Svetlana Filíppova e do especialista em animação russa Serguêi Kapkov, que ministrarão palestras sobre aspectos da animação cinematográfica russa e soviética, seus significados e as suas perspectivas para a sociedade e para o cinema.

Os debates acontecem no domingo (22), na terça-feira (24), e na sexta-feira (27), sempre às 17h, com entrada gratuita e distribuição de senhas, 1 hora antes, na bilheteria.  

Prostováchino

Haverá o lançamento do livro Tarakã (Baratão), do escritor russo Kornei Tchukóvski, traduzido, pela primeira vez, para o português.

A programação da mostra reúne animações que mostram o lado humanista da antiga União Soviética, revelando outra face do extinto país.

Entre os destaques da programação estão o título "O Velho e o Mar" (1999), de Aleksander Petrov, premiado com o Oscar.

Outro destaque vai para "O Conto dos Contos", obra maior de Iúri Norstein considerada pela Academia Americana de Cinema como o melhor desenho animado de todos os tempos.

Por seu estilo poético e único, Norstein ocupa um lugar singular na animação russa com obras destinadas às crianças e aos adultos.

Inédito

O público também poderá assistir, pela primeira vez no Brasil, à obra do escritor e poeta infantil Kornei Tchukóvski, considerado o mais importante autor infantil da Rússia.

Além do cinema clássico, a União Soviética foi uma das maiores produtoras de animações, tradição que ainda perdura na Rússia contemporânea. Por isso, outro destaque do evento é a obra da animadora Svetlana Filíppova, discípula de Iúri Norstein.

A mostra é composta, ainda, por outros nomes importantes do cinema de animação soviético e russo e apresenta no Brasil uma produção única que, apesar de ter recebido importantes prêmios na Europa e nos Estados Unidos, ainda não é conhecida no país. 80% dos filmes são da época da antiga União Soviética e o restante da produção de animação contemporânea. Queremos, portanto, levar ao público um importante capítulo da história do cinema de animação universal”, afirma a curadora da mostra, Maria Vragova.

Serviço: Mostra de Animação Russa

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Data: de 17 a 29 de maio de 2016 (terça-feira a domingo)

Horários: Consultar Programação

Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).

Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h

http://gazetarussa.com.br/arte/cinema/2016/05/05/rio-ganha-primeira-mostra-de-animacao-russa_590625